segunda-feira, 11 de maio de 2009

Situações de biologia sobre o evolucionismo

Situação

Uma pessoa que estava sendo afetada por uma infecção bacteriana foi medicada com um antibiótico específico. Depois de certo tempo os sintomas da infecção regrediram consideravelmente. porém voltaram com mais intensidade. Discuta a situação em grupo, com embasamento no evolucionismo. (não me lembro ao certo se essa era a situação original, mas é o que me recordo)


1ª leitura

As bactérias que estavam sendo combatidas com o uso do antibiótico desenvolveram resistência à ação do medicamento, e passaram essa resistência aos seus descendentes, se multiplicando cada vez mais, e assim afetando o organismo mais do que antes do inicio do tratamento.


2ª leitura

O antibiótico agiu em um tipo específico de bactérias e destruiu essa colônia, o que resultou em uma melhora superficial do organismo à infecção. Porém outro tipo de bactéria, resistente aos efeitos do antibiótico, não foi afetado, tendo a oportunidade de se multiplicar pelo corpo do indivíduo, dando continuidade à doença, e com resistência ao medicamento utilizado.


Analise das duas leituras

A primeira justificativa apresentada teve como base teórica a Teoria evolucionista de Lamarck, que afirmava que os indivíduos adquiriam habilidades ao longo de sua vida, e essas habilidades ou características eram passadas para as futuras gerações através da transmissão de caracteres adquiridos. Essa teoria é falha, pois para que essas características possam passar para outras gerações é preciso uma alteração no material genético, uma alteração genotípica e não fenotípica.

Já a segunda leitura tem como base a Teoria evolucionista darwinista sua principal fonte de informações. Essa teoria diz que os indivíduos mais adaptados ao meio em que estão inseridos são os mais aptos a sobreviver e gerar descendentes. Ou seja, as bactérias menos resistentes aos efeitos do antibiótico foram destruídas causando uma queda nos sintomas da infecção, mas as bactérias mais resistentes continuaram vivas e foram se multiplicando, gerando novamente um número suficiente de bactérias para que os sintomas da infecção voltassem mais uma vez.

A teoria darwinista ao longo do tempo foi aprimorada para o Neodarwinismo, que hoje é considerada pela comunidade científica a teoria mais coerente e aceitável.

3 comentários: