terça-feira, 12 de maio de 2009

Biologia

Situação
Em determinada região da Birmânia, são colocados cinco anéis de metal no pescoço das meninas quando atingem a idade de cinco anos. Com o passar do tempo, novos anéis são acrescentados. Ao chegaram a idade adulta, essas mulheres apresentam pescoço com o dobro do comprimento normal.
Pergunta
Essa tradição acabará levando, nas proximas gerações, ao nascimento de indivíduos de pescoço mais longo? Justifique sua resposta.


Resposta
A resposta do grupo foi que não, desde o princípio, pois as mulheres passariam por uma mudança estética e não genética, o que significa que não haverá mudança alguma nas futuras gerações nem nenhuma pré-disposição genética.

Análise
Analisando a resposta do grupo levando em consideração as últimas aulas de biologia, é possivel concluir que o pensamento do grupo foi contra Lamarck, mas sem ser Darwinista, afinal, não houve a idéia de uma seleção natural pelo meio ambiente, mesmo que o alongamento dos pescoços sejam apenas uma tradição que não é necessária para sobrevivência da população daquela região da Birmânia.

André Viera, Angelo Antonio, Bruno Bracaioli, Raphael Freire e Renato Passos

Um comentário:

  1. Essa foi a que mais me deixou com dúvida, mas que na verdade é muito simples. É aquilo que o cara falou no museu: Se nossos pais perdesse uma perna, isso não quer dizer que nasceriamos sem a perna, pois isso é uma mudança física e não genética.

    ResponderExcluir