quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Interações mutualísticas dos fungos









14 comentários:

  1. Oi meninos
    vcs falaram de algumas interações mutualisticas dos fungos e comentaram sobre o fato dos liquens serem fotossintetizantes... que tal dar uma olhadinha nisso para comentarmos?
    esses organismos tb aparecem em alguns lugares especificos. o que condiciona essa ocorrencia?

    ResponderExcluir
  2. Mais sobre os liquéns(principalmente sobre a fotossíntese):

    Alguns fungos têm a propriedade especial de se associarem a algas, formando os liquens. Quando se associam a algas verdes e azuis, recebem delas, que fazem a fotossíntese, alimento, em troca fornecem lhes água.

    As algas envolvidas na associação dos liquéns são as clorofíceas e cianobactérias. Os fungos desta associação recebem o nome de micobionte e a alga, fotobionte, pois é o organismo fotossintetizante da associação.

    Sobre os lugares especificos onde aparecem:

    Os liquens são encontrados em abundancia sobre troncos de árvores, rochas e muros.Isso acontece pois eles se desenvolvem como lâminas ou placas de diversas cores quando esses lugares estão expostos a umidade e ao sol.

    ResponderExcluir
  3. eu sei que liquens não se desenvolvem com poluição, a ausencia deles nos troncos das árvores é uma inddicação de ar poluído

    ResponderExcluir
  4. Além da poluíção definir se há ou não os líquens, sua concentração também determina os tipos que podem se desenvolver, sendo que isto pode ser notado a partir de uma análise da variação de cores dos líquens.

    ResponderExcluir
  5. Lê.. né seria o contrário? Não são os liquens que denunciam a qualidade do ar?
    Lembrando que eles só se associam com algas clorofíceas e cianobactérias.
    Os líquens produzem ácidos que degradam rochas e ajudam na formação do solo, tornando-se organismos pioneiros em diversos ambientes. Esses ácidos também possuem ação citotóxica e antibiótica.

    Quando a associação é com uma cianobactéria, os liquens são fixadores de nitrogênio, sendo importantes fontes de nitrogênio para o solo.

    Os líquens são extremamente sensíveis à poluição, são bioindicadores de poluição, podendo indicar a qualidade do ar e até quantidade de metais pesados em áreas industriais.
    fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biofungos4.php

    ResponderExcluir
  6. Na apresentação foi dito que o Kéfir pode ser benéfico a saúde, eu gostaria de saber onde ele atua e com que finalidade.

    beijos.

    P.S:não era pra postar o slide inteiro, porque como acontece, não é possível enxergar, e fica difícil para as pessoas que querem revisar o assunto e mais ainda para as pessoas que faltaram no dia e perderam a explicação.Se puderem melhorar eu agradeço.

    ResponderExcluir
  7. é só vc clicar com o botão direito e mandar dar mais zoom ou menos zoom ou clicar 2 vezes, ou seja, você pode ver a parte que quiser do slide, inclusive o resumo.

    ResponderExcluir
  8. O kefir pode ser considerado um alimento simbiótico, pois apresenta características comprovadas de probióticos e prebióticos com variados efeitos à saúde.

    O consumo do Kefir deve ser feito diariamente. É ótimo utilizá-lo após a realização de atividades físicas e pode-se acrescentar ao liquido alguns aditivos para melhorar o seu sabor.

    Respondendo a pergunta : Os efeitos benéficos relatados na apresentação são de amplo espectro, pessoalmente, relato seu marcante efeito na redução da ansiedade pelo consumo de alimentos adoçados, contribuindo dessa forma para dietas de reeducação alimentar.

    ResponderExcluir
  9. estou gostando da discussão... vcs ainda nao responderam à pergunta inicial sobre o fato dos fungos serem fotossintetizantes....
    a poluição do ar está diretamente relacionada ao aparecimento dos liquens principalmente quando se diz respeito a concentracoes de SO2.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Os fungos não são fotossintetizantes, mas sim a alga, chamada de fotobionte.

    O fungo fornece proteção para que a alga se desenvolva melhor, além, de formar uma superfície externa que mantém o ambiente úmido, também fornece água para que o processo de fotossíntese ocorra. A alga fornece açúcares, para a alimentação do fungo, que através das hifas, penetra na parede celular da alga.

    Li que alguns cientistas dizem que o fungo é um parasita da alga, porém, estudos mostram que muitas vezes sem o fungo a alga não sobrevive no habitat, e o fungo idem. Gostaria de saber porque o fungo pode ser considerado parasita.

    ResponderExcluir
  12. no caso dos líquens, os fungos poderiam ser considerados parasitas pelo fato de pegarem parte do alimento produzido pelas algas, mas isso só poderia ser considerado parasitismo se as algas não se beneficiassem da união, os fungos protegem e deixam o ambiente bom para a sobrevivencia das algas.
    Um exemplo de fungo parasita é o haustório. as hifas deste fungo penetram nas celulas das plantas, captando seu alimento e até causando a sua morte.
    e também ha fungos parasitas dos humanos, como o tricophyton que causa o pe de atleta.

    ResponderExcluir
  13. então quer dizer que os liquens não se desenvolvem na presença de dioxido de enxofre

    ResponderExcluir
  14. Quando um Fungo e considerado parasita ???

    ResponderExcluir