quinta-feira, 9 de abril de 2009


12 comentários:

  1. Para começarmos a discussao vamos pensar no cariótipo que envolve a sindrome em questão, e, a partir daí, qual o tipo de cromossomo envolvido? como isso se reflete no sexo dos individuos afetados?
    o que significa dizer que pode haver mosaicismo nessa sindrome?
    espero por vcs com comentarios e duvidas!!!

    ResponderExcluir
  2. O Cariótipo no caso dessa síndrome é 2n=47 isso quer dizer que existe um trio de cromossomos que deveria se um par, no caso o cromossomo 18 é o afetado.
    Eu gostaria de saber o que é exatamente o mosaicismo porque as explicações que eu encontrei não foram muito esclarecedoras...

    ResponderExcluir
  3. Segundo minhas pesquisas, haver mosaicismo nessa sindrome significa que ocorreu de células serem diferentes em seu componente genético de outras células do corpo. Ele é causado quando a mutação esta elevadamente precoce.

    ResponderExcluir
  4. Esclarecendo a dúvida da rayza.
    Mosaicismo: presença de células com 2 materiais genéticos distintos em uma pessoa.

    de acordo com as minhas pesquisas a maioria dos pacientes com sindrome de Edward apresenta trissomia regular sem mosaicismo, isto é, cariótipo 47, XX ou XY, +18.

    ResponderExcluir
  5. então Mosaicismo é quando o indivíduo tem 2 células com DNA's diferentes no organismo?

    ResponderExcluir
  6. Quais são as características fisicas das pessoas portadoras dessa síndrome?

    ResponderExcluir
  7. pera, to confuso (ta, nao pe dificil tratando-se de biologia), os individuos portadores dessa síndrome podem ser tanto XX quando XY? pq tem as outras, nao lembro se todas, são só XX, ou XXX, enfim..

    ResponderExcluir
  8. Por que mulheres em idade mais avançada são mais vulneráveis a gerar esta síndrome?

    ResponderExcluir
  9. repitindo o que o Victor perguntou...a doença é contraida tanto por homens quanto por mulheres? e essa coisa de mosaicismo, se ela tem 2 celulas diferentes no dna, também vai causar o retardo mental?

    ResponderExcluir
  10. acho que mulheres em idade mais avançada são mais vulneraveis a gerar esta sindrome, pois como ela é mais velha, suas células ja se dividiram bastante, e por isso há mais chance de haver a mutação.

    ResponderExcluir
  11. ps: a probabilidade de haver mutaçao nas celulas que ja se dividiram muito é muito maior em relaçao as que se dividiram "pouco", pelo tempo de vida.

    ResponderExcluir