terça-feira, 26 de maio de 2009

Vai notícia aê?

Bem, eu acho que ninguém entendeu direito o que a Ivanete disse na aula dela sobre a gafe que o Lula cometeu hoje. Eu achei que era coisinha boba, até eu ouvir o que ele disse pro Hugo Chávez, quando o venezuelano disse que estava desapontado pelo Brasil não fechar um acordo:
"...se eu conseguir eleger a Dilma, eu já disse para o Gabrielli, vou ser o presidente da Petrobras e você, Gabrielli, vai ser meu assessor, e o acordo [com a Venezuela] vai sair".

Chávez respondeu: "E eu vou fazer o que? Eu não quero fazer nada".


Graças a Deus, ele pelo menos disse isso em um tom de brincadeira. Credo, imagine só o 4-dedos mandando na Petrobras. As tais camadas do pré-sal iam provavelmente ser vendidas para todos os países no dia da gasolina-sem-imposto.

Aonde que isso vai parar >_<

domingo, 24 de maio de 2009

Mostra Cultural

Oii,

O nosso tema para a mostra cultural é Neodarwinismo, lembrando que a sala deve criar um produto final, alguem tem alguma sugestão?

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Pais Superprotetores

Olá galerinha!
Eu achei esse tema da redação bem interessante e acho que aqui no blog a gente pode ampliar as idéias para a redação.

Eu abro discutindo sobre as crianças que por serem superprotegidas tornam-se mimadas.

Na minha opinião, proteção é diferente de superproteção. Muitos pais podem se achar "mais pais" por serem superprotetores.

O que vcs acham?

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Evolucionismo

Pessoas estão nascendo com um disco a mais na coluna vertebral. A pessoa que nasce com esse disco a mais tende a ter mais equilíbrio.
será que numa seleção natural essa pessoa sobreviveria???

terça-feira, 12 de maio de 2009

Biologia

Situação
Em determinada região da Birmânia, são colocados cinco anéis de metal no pescoço das meninas quando atingem a idade de cinco anos. Com o passar do tempo, novos anéis são acrescentados. Ao chegaram a idade adulta, essas mulheres apresentam pescoço com o dobro do comprimento normal.
Pergunta
Essa tradição acabará levando, nas proximas gerações, ao nascimento de indivíduos de pescoço mais longo? Justifique sua resposta.


Resposta
A resposta do grupo foi que não, desde o princípio, pois as mulheres passariam por uma mudança estética e não genética, o que significa que não haverá mudança alguma nas futuras gerações nem nenhuma pré-disposição genética.

Análise
Analisando a resposta do grupo levando em consideração as últimas aulas de biologia, é possivel concluir que o pensamento do grupo foi contra Lamarck, mas sem ser Darwinista, afinal, não houve a idéia de uma seleção natural pelo meio ambiente, mesmo que o alongamento dos pescoços sejam apenas uma tradição que não é necessária para sobrevivência da população daquela região da Birmânia.

André Viera, Angelo Antonio, Bruno Bracaioli, Raphael Freire e Renato Passos

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Situações de biologia sobre o evolucionismo

Situação

Uma pessoa que estava sendo afetada por uma infecção bacteriana foi medicada com um antibiótico específico. Depois de certo tempo os sintomas da infecção regrediram consideravelmente. porém voltaram com mais intensidade. Discuta a situação em grupo, com embasamento no evolucionismo. (não me lembro ao certo se essa era a situação original, mas é o que me recordo)


1ª leitura

As bactérias que estavam sendo combatidas com o uso do antibiótico desenvolveram resistência à ação do medicamento, e passaram essa resistência aos seus descendentes, se multiplicando cada vez mais, e assim afetando o organismo mais do que antes do inicio do tratamento.


2ª leitura

O antibiótico agiu em um tipo específico de bactérias e destruiu essa colônia, o que resultou em uma melhora superficial do organismo à infecção. Porém outro tipo de bactéria, resistente aos efeitos do antibiótico, não foi afetado, tendo a oportunidade de se multiplicar pelo corpo do indivíduo, dando continuidade à doença, e com resistência ao medicamento utilizado.


Analise das duas leituras

A primeira justificativa apresentada teve como base teórica a Teoria evolucionista de Lamarck, que afirmava que os indivíduos adquiriam habilidades ao longo de sua vida, e essas habilidades ou características eram passadas para as futuras gerações através da transmissão de caracteres adquiridos. Essa teoria é falha, pois para que essas características possam passar para outras gerações é preciso uma alteração no material genético, uma alteração genotípica e não fenotípica.

Já a segunda leitura tem como base a Teoria evolucionista darwinista sua principal fonte de informações. Essa teoria diz que os indivíduos mais adaptados ao meio em que estão inseridos são os mais aptos a sobreviver e gerar descendentes. Ou seja, as bactérias menos resistentes aos efeitos do antibiótico foram destruídas causando uma queda nos sintomas da infecção, mas as bactérias mais resistentes continuaram vivas e foram se multiplicando, gerando novamente um número suficiente de bactérias para que os sintomas da infecção voltassem mais uma vez.

A teoria darwinista ao longo do tempo foi aprimorada para o Neodarwinismo, que hoje é considerada pela comunidade científica a teoria mais coerente e aceitável.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Neodarwinismo

Um texto sobre o Neodarwinismo para tirar dúvidas ou acrescentar mais umas para a aula de Biologia. HAHA

http://www.portaltosabendo.com.br/assuntos_quentes/visualizar/neodarwinismo.wsa

domingo, 3 de maio de 2009

Gincana Cultural


Virada Cultural

Eu, o Renato, o Takao e alguns outros brothers curtimos lá das 20h até às 5h, também encontramos o Polenta por lá, dai voltamos 12h pra ver o show do Zeca Baleiro... Alguém mais foi?

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Feira Cultural

Seria interessante uma discução sobre nosso tema no blog, devido a, como disse a Mariana, quebra da barreira de Tempo e Espaço, mas seria mais interessante ainda não expormos nossas idéias e contarmos com um elemento surpresa...

O que acham de fazermos reuniões no intervalo ou depois da aula?